Regulamento Conca


C O N C A

II CAMPEONATO CITADINO DE KART
CONCÓRDIA CAÇADOR 2011

REGULAMENTO DESPORTIVO DE CAÇADOR

         
Art.01º - O AUTOMÓVEL CLUBE DE CONCÓRDIA – A.C.C. da cidades de Concórdia e  CAÇADOR KART CLUBE CKC da cidade de CAÇADOR        fará realizar-se o II CAMPEONATO CITADINO DE KART - edição 2011. De acordo com o presente regulamento.

Obs A copa Conca será dividido em 2 campeonatos
No final das 05 baterias de cada Cidade terá seus campeões
Cada piloto poderá descartar uma BATERIA de cada cidade

Art.02º - ETAPAS - O Campeonato será disputado em 06  Etapas. A disputa se dará em 2(duas) baterias de 18 (dezoito) voltas para as categorias FIVE SPEED e KTT 125 REFRIGERADO AGUA ,GRADUADOS E SENIOR , 13 HP E FIREBOLL
 A categoria CADETE será de 10(Dez) voltas  
     Para efeito de classificação final do Campeonato, cada piloto aproveitará os 05 (cinco) melhores resultados (baterias).
     Será declarado campeão o piloto que obtiver o maior número de pontos ganhos, ou seja, os 05 (cinco) melhores (baterias) resultados, mais os pontos de bonificação (Poles).

     A terceira  e ultima etapa de cada cidade terá a pontuação dobrado CAÇADOR 24/25 Setembro CONCORDIA 12/13 novembro

     DATAS DO EVENTO:
     1ªEtapa = Dia - 26 e 27 de FEVEREIRO de 2011 CAÇADOR
     2ªEtapa = Dia - 16 e 17 de ABRIL de 2011 em CONCORDIA
     3ªEtapa = Dia - 04 e 05 de JUNHO de 2011 em CAÇADOR
     4ªEtapa = Dia - 13 e 14 de AGOSTO de 2011 em CONCORDIA
     5ºEtapa = Dia – 24 e 25 de SETEMBRO de 2011 em CAÇADOR
     6ªEtapa = Dia – 12 e 13 de NOVEMBRO de 2011 em CONCORDIA

Art.03º - INSCRIÇÃO - Os concorrentes ficam obrigados ao pagamento da TAXA DE INSCRIÇÃO para participar das provas. A inscrição para a 1ª Etapa do II CONCA  Citadino  de Kart devera ser feita antes da realização do 1° treino livre da Categoria.
     O valor da TAXA DE INSCRIÇÃO será de R$ 150,00          para KTT 125cc E DE R$ 130,00 PARA AS DEMAIS CATEGORIAS
     Os pilotos somente poderão participar dos treinos oficiais e provas se devidamente inscritos em suas categorias. As inscrições solicitadas após a tomada de tempos poderão ser feitas, desde que autorizada pelos Comissários Desportivos. O piloto poderá inscrever-se em mais de uma categoria, desde que atenda as exigências de cada Categoria.

Art.04º - CONCORRENTESNão terá número mínimo de concorrentes para que se realize a prova. Sendo inferior a 05 (cinco) inscritos na categoria, a direção de prova poderá determinar o agrupamento com outra categoria.

Art.05º - CATEGORIAS - O Campeonato será disputado em 6 (SEIS) categorias:


02- FIVE SPEED - 180 kg  (Kart de Marchas)
  - Pilotos Graduados de KART (P,G, K);
  - O peso mínimo para o conjunto KART/PILOTO será de 180 Kg.
  - Idade mínima 12 anos;
  - Pneus será VERMELHO sendo permitido o uso de 01 (hum) JG de Pneus por Etapa do Campeonato,PARA TODAS AS CATEGORIAS os mesmos serão lacrados na tomada de tempo e deverão ser usados nas 02 (duas) baterias da etapa;
  - Combustível LIVRE.
  - É obrigatório o uso do bico frontal.
     Somente poderá ser usado o motor Yamaha RD/RDZ 135/125 cc, mantendo-se as características externas do motor. Preparação interna livre; Proibido o acréscimo de material; Biela original YAMAHA; Proibido o uso de pistão em fibra de carbono; Diâmetro máximo do pistão: 59,5mm; Curso: 50mm.
            Carburador: Permitido o uso de somente 01 (um) carburador para kart marcas Tilotson, Riomar ou Roma, modelo com duas agulhas, com homologação CBA de qualquer época, e diâmetro de 25,4 mm na altura da borboleta sendo livre a medida do difusor. Proibido o uso de carburadores de três agulhas. A pirâmide deve ser original do motor RD/RDZ 135, podendo ser retrabalhada. Permitida a retirada do limitador.
Palhetas: Modelo original de aço ou de fibra. Não é permitido o uso de palheta de fibra de carbono. Filtro de ar Obrigatório o uso do modelo “inlet silencer” (para kart), com o respectivo apoio.
     Ignição das marcas PVL, MOTOPLAT, SELECTA OU ORIGINAL. Proibido o uso de ignição digital (com variação de ponto).
     Escapamento: permitido somente o uso de escapamento homologados. Abafador, todos os Karts deverão utilizar o abafador modelo KART 2229 IDM não sendo permitido o retrabalho.

03- KTT 125 REFRIGERADO AGUA SORTEADO
  - GRADUADOS ATÉ 29 ANOS COMPLETO
  - SENIOR ACIMA DE 30 ANOS
  - Idade mínima 12 anos;
  - O peso mínimo para o conjunto KART/PILOTO será  155 Kg.; PARA GRADUADOS
  - 170 KG PARA SENIOR
  - COROA 79 PARA AS DUAS CATEGORIAS
  - Pneus VERMELHOS sendo permitido o uso de 01 (hum)JG de Pneus por Etapa do Campeonato, os mesmos serão lacrados na tomada de tempo e deverão ser usados nas 02 (duas) baterias da etapa;
  - Combustível : 20 litros fornecido pelo clube para tomada de tempo e baterias (cobrado na inscrição)
  - Motor SORTEADO;
  - É obrigatório o uso do bico frontal.
  - Carburador: Acompanha o motor sorteado.
Obs. Pilotos da sênior poderá andar no graduado mas terá que ter 2 motores sendo que pilotos graduados não poderá andar na sênior
Obs Cada motor somente poderá ser utilizado em uma categoria Senior ou Graduado

04- CADETE
  - Idade acima de 06 anos completos e idade máxima de 11 anos;
  - Peso piloto/Kart de 103 Kg;
  - Pneus e LIVRE
  - Combustível – Gasolina
    - É obrigatório o uso do bico frontal.
    - O motor será o Honda GX 160, 4 tempos, 5.5 HP SORTEADO, monocilíndrico, refrigerado a ar, com partida de acionamento por corda.
Se for solicitado pelo piloto ou equipe troca de motor o mesmo perdera posições no grid
1 troca perde 2 (duas) posições
2 troca perde 5 (cinco) posiçõe

O valor do aluguel dos motores será de R$ 100,00



05- CATEGORIA   13HP SORTEADOS
Nesta categoria participam pilotos com idade superior a 12 anos completos e com peso do conjunto piloto/kart de 180 kg. O motor será Honda GX 390, Sorteado   4 tempos, 13 HP, monocilíndrico, refrigerado a ar, com partida de acionamento por corda.
Se for solicitado  pelo piloto ou equipe a troca de motor o mesmo perde posições no grid
1 Troca 3 (três) posições
2 Troca 5 (cinco)posições

O valor do aluguel do motor será de R$ 500,00

REGULAMENTO  DOS MOTORES
MOTOR – HONDA 13 HP (4 tempos)

ARTIGO 8º - Demais Equipamentos
1)     VOLUME – mínimo de 34 cc, medida na condição do término da corrida, com cabeçote montado, pistão no ponto morto superior, até o último fio da rosca da vela, com seringa de vidro de 20 cc.
2)     CABEÇOTE – original, com preparação livre, respeitando o volume e a rosca da vela que deverá permanecer original, sem retrabalho, altura 91 mm.
3)     BLOCO DO MOTOR / CILINDRO – somente será permitido o corte do suporte do tanque.
4)     VIRABREQUIM – original sendo permitida a adaptação para a fricção e a retifica de até 0,75, mantendo o curso, as engrenagens e o rasgo da chaveta de ponto nas posições originais.
5)     BIELA – original, permitindo o uso de bronzina e corte ou substituição do pescador de óleo, mantendo a distância entre os furos originais.
6)     PISTÃO – original até 0,75, sem retrabalho.
7)     ANEL – é permitido ajustar o anel, desde que original até 0,75.
8)     CONJUNTO LIMITADOR – original, retirada total ou parcial.
9)     VÁLVULA DE ADMISSÃO E ESCAPE – diâmetro da cabeça da válvula tem que ser o mesmo do original, admissão 35 mm, escape 31 mm, sendo o restante livre.
10)  TUCHO E VARETAS – obrigado respeitar as medidas das peças originais.
11)  MOLAS E TRAVAS DE VÁLVULAS – livre.
12)  COLETOR DE ESCAPE – livre.
13)  ESCAPAMENTO – livre.
14)  FILTRO – livre.
15)  COLETOR DE AMISSÃO – livre.
16)  TANQUE DE COMBUSTÍVEL – Central – original do motor ou do chassis.
17)  BOMBA DE COMBUSTÍVEL – livre.
18)  JUNTAS – livre.
19)  CARBURADOR – original, preparação livre.
20)  EMBREAGEM – 13 dentes livre procedência.
21)  COROA – de 43 dentes.
22)  COMBUSTÍVEL – álcool.
23)  COMANDO – original sem retrabalho.
24)  BALANCEIRO – original.
25)  VOLANTE – original podendo ser aliviado e ou balanceado mantendo o diâmetro externo, rasgo de chavetas (sem retrabalho) e magneto original peso mínimo de 4,0 kg.
26)  BLOCO MOTOR – liberação de encamizamento do bloco do motor, desde que seja de ferro fundido sem nenhum tipo de tratamento químico.
27)  BOBINA – obrigatória sua fixação original e parafusos originais sem retrabalho.
28)  IGNIÇÃO – original do motor sem retrabalho.
Obs:  As Três etapas de Concórdia os Motores serão livre.
 
CATEGORIA FIREBOLL

Nesta categoria participam pilotos com idade superior
a 12 anos completos e com peso do conjunto piloto/kart de
170 Kg
   - Combustível livre
   - Motor Livre
   - Pneus será VERMELHO sendo permitido o uso de 01 (hum) JG de Pneus por Etapa do Campeonato
   - Coroa 79


Art.06º - POSIÇÕES DE LARGADA – Conforme demais categorias

Art.07º - COMBUSTIVEL - O combustível será gasolina. O combustível que será usado será de responsabilidade das equipes e pilotos.
O

Art.08º - PNEUS - O uso de Pneus será vermelho, Independente da marca, sendo permitido o uso de 01 (hum) JG de Pneus por Etapa do Campeonato, os mesmos serão lacrados na tomada de tempo e deverão ser usados nas 02 (duas) baterias da etapa.

Só poderão ser utilizados pneus Homologados.
     Em caso de chuva a decisão do uso de pneus é exclusiva da Direção da Prova. Caso a Direção da Prova determine o uso de pneus de CHUVA, não será permitido o uso de pneus SLICK.  
Troca de Pneus - Caso haja a necessidade, durante o transcorrer das baterias, da troca de pneus slick pelos de chuva, esta decisão será dos Comissários Desportivos juntamente com o Diretor de Prova e esta troca será efetuada no grid de largada após a sinalização de interrupção da prova (Bandeira Vermelha). Os karts não poderão dirigir-se ao Parque fechado ou Boxes durante este procedimento.
O valor do aluguel do motor será de R$ 500,00

Art.09º - PESO - Conforme o definido para cada Categoria. Todo piloto desclassificado pôr falta de peso, será desclassificado da bateria, deverá largar em último na próxima bateria.




Os pesos mínimos de cada categoria serão:
Cadete Honda_____         - 103 kg  
Five-Speed ______         - 180 kg  
13Hp  (livre)              – 180 kg  
KTT 125cc Graduados       – 155 kg  
KTT 125cc Senior           - 170 Kg
Fireboll                   - 170 kg           



Art.10º - CARENAGENS
A carenagem lateral não poderá ultrapassar a altura de 450 mm medida a partir do piso e deverá manter o lado externo dentro do perímetro delimitado pelo plano traçado entre as faces externas do pneu traseiro e dianteiro (alinhados), e o plano traçado entre as linhas limite das bandas de rodagem dos dois pneus (alinhados).

Art.11º - NUMEROS - Os Karts deverão se apresentar com no mínimo 02 (dois) números de identificação, de acordo com a categoria de cada piloto. Um na parte superior frontal e outro no pára-choque traseiro do kart de no mínimo 200 x 200 mm cada. O numero que for usado na 1ª Etapa não poderá ser trocado nas demais etapas, sendo passível de penalização.




Art.12º - EQUIPAMENTOS - É obrigatório o uso de:
        - Capacete de proteção;
        - Óculos ou Viseira plástica;
        - Luvas, Pescoceira e Colete;
        - Macacão de Mangas Comprida ou similar;
        - Todas as categorias devem possuir pára-choque traseiro homologado
        - No Capacete e no Macacão o NOME do piloto, TIPO de sangue e FATOR RH.
Na primeira infração o piloto será solicitado a retirar-se da pista para a correção do equipamento. Na reincidência o mesmo será impossibilitado de participar da prova.

Art.13º - TOMADA DE TEMPO - Será utilizado o sistema de Cronometragem por sensores, com duração de 10 (dez) minutos por categoria, prevalecendo a melhor volta. Em caso de empate, será decidido pela 2a. melhor volta e assim sucessivamente.
Durante a tomada de tempos, não é permitida a entrada nos boxes, sob pena de desclassificação da mesma.
Não é permitido reparos durante a tomada de tempos. O Piloto ao entrar no Parque Fechado, antes do término da tomada de tempos, estará encerrando a sua tomada de tempos.
A ordem de largada para a bateria de cada categoria, será determinada pela classificação obtida na Tomada de Tempo. As posições de largada na 1ª bateria serão definidas pela tomada de tempo, e na bateria pela ordem de classificação da 1ª bateria. Caso corram juntas as duas categorias, a posição no grid de largada, será de acordo com a tomada de tempo, misturando-se as categorias, fazendo prevalecer os melhores tempos.
Antes da tomada de tempos as categorias serão chamadas ao parque fechado para vistoria técnica onde os pneus, motores e carburadores serão lacrados.
O piloto desclassificado da tomada de tempo largará em último lugar no grid.
     Não havendo fotocélula, a tomada de Tempo será realizada através do sistema de que somente 1 (hum) KART entrara a pista de cada vez, fazendo uma volta de aquecimento de pneus/motor e na 2ª volta valera o tempo para formação do Grid de largada.





Art.14º - PONTUAÇÃO - A pontuação em cada bateria será a seguinte:
     1°lugar___11 pontos
     2°lugar___09 pontos
     3°lugar___08 pontos
     4°lugar___07 pontos
     5ºlugar___06 pontos
     6°lugar___05 pontos
     7°lugar___04 pontos
     8°lugar___03 pontos
     9°lugar___02 pontos
     10ºlugar__01 ponto
     OBS: O piloto que efetuar a pole-posicion na sua categoria, obterá 01 (hum) ponto que contará para o campeonato, não valendo o referido ponto para a etapa que esteja sendo realizada.           
     A classificação final será obtida pela pontuação obtida na bateria, através do somatório do número de voltas de cada piloto.
     Critérios de desempate:
     - Caso um ou mais piloto obtenham a mesma pontuação nas 2 baterias, o desempate dar-se-á pelo resultado da 2ª bateria.                                                   
     - Os pontos serão acumulados a cada etapa até se conhecer no final das 6 (seis) Etapas os vencedores do Campeonato.          
     - Em caso de empate de pontuação no somatório final do Campeonato, constantes deste Regulamento, serão utilizados os seguintes critérios para desempate:
     1-Soma do Total de pontos corridos (sem descarte)
2-Maior numero de vitórias;
     3-Maior numero de 2°lugares/3ºlugares e assim sucessivamente;
     4-Maior numero de Poles;
     5-Melhor resultado obtido na última etapa do Campeonato.

Art.15º - PREMIAÇÃO - Serão oferecidos troféus para os classificados do 01º ao 05º lugares em cada etapa e troféu para o pole-posicion. 
     Para receber o troféu, o piloto deverá obrigatoriamente estar trajando o macacão devidamente fechado. O piloto que não se apresentar no pódium no momento da premiação, perderá automaticamente o direito de receber o seu troféu, e não poderá, em nenhuma hipótese, reclamá-lo posteriormente.



Art.16º - RESPONSABILIDADE - Os organizadores, e os patrocinadores eximem-se de todas e quaisquer responsabilidades civil e penal, pelas infrações cometidas e/ou acidentes causados durante treinos, provas ou eliminatórias, sendo esta responsabilidade exclusiva daquele que a tenha cometido. É responsabilidade do participante fazer com que todas as pessoas abrangidas pela sua inscrição respeitem as leis e o regulamento.

Art.17º – DOS BOXES, PARQUE FECHADO E ACESSO PISTA

– Todo piloto que tenha a intenção de deixar a pista e retornar aos boxes com o kart em movimento deverá sinalizar devidamente, com tempo suficiente para que os pilotos que o seguem possam tomar os cuidados necessários.
– Todo reparo que necessite ser feito durante os treinos livres deverão ser realizados no interior dos boxes, não sendo permitida a manutenção do kart na pista, tampouco no parque fechado.
– Todo reparo que necessite ser feito durante a tomada de tempo ou durante a prova deverá ser realizada dentro do parque fechado
– Durante a tomada de tempo ou durante a prova fica proibido a entrada nos boxes. O piloto que adentrar aos boxes nesta situação será desclassificado.
– Serão fornecidos às equipes, mediante caução (valor definido pelo clube),  jalecos para identificar os empurradores/mecânicos, durante a tomada de tempo e durante a prova, as quais servirão de credencial para acesso a pista. Somente as pessoas identificadas com jalecos poderão permanecer no interior da pista durante as atividades de sua respectiva categoria.
– A invasão da pista durante a realização da tomada de tempo ou da prova, por membros das equipes que não devidamente identificadas pelo jaleco, poderá acarretar a desclassificação do piloto na etapa.



Art.18º - DA INTERRUPÇAO OU NEUTRALIZAÇÃO DA PROVA
Se for necessário interromper a prova a bandeira vermelha será mostrada pelo Diretor de Prova e os Karts deverão, imediatamente, colocar-se em marcha reduzida, e na próxima volta parar ou no grid de largada ou no parque fechado, conforme orientação dos Comissários Desportivos.
Em caso de paralisação da prova, transcorrida mais de 75% (setenta e cinco por cento) das voltas previstas, serão consideradas as colocações da volta anterior à da paralisação, e a corrida será considerada encerrada, neste caso os karts deverão dirigir-se ao parque fechado para pesagem.
Se houver necessidade de nova largada e tiver sido completado menos de 75% (setenta e cinco por cento) da prova, o novo grid será formado com base na classificação da volta anterior à paralisação.
A apresentação da bandeira quadriculada branca e preta, significará o término da prova. Caso a bandeira seja dada após o número de voltas previstas no regulamento, valerá somente o número de voltas previstas para a bateria ou prova.

Art.19º - DIRETOR PROVA - O Diretor de Prova como autoridade máxima, tem o direito de punir os concorrentes que durante a volta de apresentação não mantiver o seu posicionamento até a sinalização da largada.
     Se as condições normais de segurança não puderem ser mantidas, a prova deverá ser interrompida a critério dos Comissários Desportivos ou Diretor de Prova.                 
     O diretor de Provas pode determinar que um Kart envolvido em um acidente pare nos boxes para verificação ou mesmo que o condutor seja submetido a exame medico.                
     Se for necessário parar a corrida, a bandeira vermelha será mostrada pelo Diretor da Prova na linha de chegada.

  Art.20º - PENALIDADES
Todas as infrações ao Código Desportivo da CBA e a este Regulamento, cometidas pelos seus Organizadores, Oficiais, Agentes de Competição, Concorrentes, Pilotos e afins, poderão ser objetos das seguintes penalidades:

a) Advertência (sinalizada, verbal ou escrita);

b) Multa (independente de outras sanções);

c) Penalidade mínima na largada: perda da posição no grid ou de volta;

d) Exclusão da prova (bandeira preta durante a prova);

e) Desclassificação (após o término da prova);

f) Suspensão;

g) Proibição de acesso à área técnica desportiva e

h) Exclusão do quadro de oficiais ou agentes de competição (no caso dos organizadores).

j) Em dias de provas esta  proibido a realização de churrasco nos Boxs e seus arredores, bem como ingerir bebidas alcoólicas durante a realização da competição sob pena do piloto da equipe ser punido.



Art.21º - PUBLICIDADE - O AUTOMOVEL CLUBE DE CONCÓRDIA – A.C.C. fará o serviço de assessoria de imprensa do Campeonato, com a finalidade de divulgar todas as informações relativas ao desenvolvimento do Campeonato. Todos os karts inscritos obrigatoriamente terão de usar um adesivo da Competição a título de divulgação do site. O local para colocação desse adesivo será acordado com o piloto.

Art.22º - RECLAMAÇÕES - As reclamações deverão ser feitas obrigatoriamente pôr escrito e entregues ao Diretor da Prova. Somente o concorrente terá direito a reclamação.
  
Art.23º - RECLAMAÇÕES, RECURSOS E RESULTADOS

Quando houver reclamação contra terceiros, o reclamante deverá fazê-lo por escrito até 15 (quinze) minutos após a divulgação dos resultados da prova ou da tomada de tempo e  conforme  parágrafos 1º, 2º, e 3º do art. 23, 24 e 25  do RNK.
Reclamação Desportiva: O recurso da decisão tomada pelos Comissários Desportivos junto à Comissão Disciplinar somente será processado mediante pagamento da taxa de 02 (duas) UPS, cobrada individualmente de cada apelante, e o  recurso da decisão tomada pela Comissão Disciplinar junto à A.C.C., somente será processado mediante pagamento da taxa de 10 (Dez) UPS, cobrada individualmente de cada apelante.
Caso a reclamação desportiva for procedente, o valor pago retornará ao reclamante e quando improcedente vai para a A.C.C.
Reclamação Técnica: O competidor ao encaminhar ao Diretor de Provas um protesto técnico deverá anexar ao processo às seguintes taxas: Taxa de 02 (duas) UP à A.C.C. referente ao encaminhamento do protesto. Taxa por item reclamado 03 (três) UP. Caso a reclamação seja procedente o valor pago de 03 (três) UP, retornará ao reclamante, caso seja improcedente o valor vai par a reclamado.
Valor da UP: R$ 120,00 (CDA, cap. 16 art.129).

Art.24º - ADENDO - Para cada etapa será elaborado Adendo da Etapa, constando o nome do Diretor de Prova, Comissários Desportivos (3), Comissários Técnicos (3), e demais autoridades da prova, além das questões particulares da prova, programação dos treinos tomadas de tempo e baterias.




Art.25º - INTERPRETAÇÃO DO REGULAMENTO TÉCNICO - Primeiramente deve-se seguir o exposto neste Regulamento, em seguida ao RNK e após a interpretação do Comissário Técnico da Prova.
     Os casos omissos do presente regulamento e as duvidas na sua interpretação, inclusive determinando modificações em seu conteúdo serão resolvidas pêlos pilotos, que assinaram o presente regulamento e que terão o mesmo valor e força das atuais disposições.

Art.26º - PROIBIÇÕES - Todas as permissões que não estiverem explícitas neste regulamento serão terminantemente proibidas.

Art.27º - Este regulamento entrará em vigor na data de sua publicação, alterando e/ou substituindo o anterior e terá força de lei desportiva sendo que os casos omissos serão decididos pêlos Comissários Desportivos.

Art.28º os motores sorteados só será entregues no domingo pela manhã no dia da prova

Caçador (SC),26 de Fevereiro de 2011.


_____________________________
Presidente

 E por estarem de acordo, assinam os mesmos:


______________________________  _____________________________
         NOME DO PILOTO                  ASSINATURA


______________________________  _____________________________
         RESPONSAVEL                     ASSINATURA
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